De um modo geral, um empregado doméstico é um profissional que visa atender às necessidades diárias de uma residência ou família. Entre as responsabilidades de um empregado doméstico estão: limpar a casa e arrumar todo o local; preparar refeições; prestar assistência às pessoas; cuidar das peças de vestuário e ajudar na administração da casa.
Mas fique atento, as funções do empregado dependem do acordo que foi feito entre patrão e empregado. Caso esse acordo não seja respeitado, pode ocorrer o acumulo de funções.
O acúmulo de funções acontece quando a empregada doméstica realiza tarefas além das que estão definidas no contrato de trabalho e não recebe, por isso, um adicional sobre o salário.
Por exemplo, no caso de uma empregada doméstica, ela pode acumular funções quando ela for contratada para fazer a limpeza da casa, mas posteriormente ficar responsável por cozinhar ou levar os cachorros para passear.
Por isso é importante ter um bom contrato inicial para evitar futuras complicações.
[Acesse: Guia completo de direitos da empregada doméstica no Brasil.]
Isso depende do acordo inicial que foi feito entre o patrão e o empregado. Se foi acordado que ela deveria limpar, lavar e cozinhar, é isso que ela deverá fazer.
Isso é uma outra dúvida muito comum. Porém não há nenhuma definição sobre isso na lei. Assim, cabe ao patrão e ao empregado entrar em um acordo sobre a realização desse tipo de tarefas que exigem deslocamentos para fora da residência.
Todos sabemos que MUITA GENTE não sabe cozinhar ou simplesmente não tem tempo para isso. E acabam contando com aquela mãozinha do trabalhador doméstico para ajudar. Para te ajudar a lembrar o quando esse profissional é importante, listamos 10 motivos para amar sua cozinheira!
Não poderíamos começar falando de outra coisa que não fosse o tempero mais saboroso de todos, o carinho em cada prato. Não tem como uma comida não ficar gostosa quando é feita com dedicação. Até mesmo o prato mais básico, como um simples arroz com feijão, se torna um manjar dos deuses quando é feito com amor.
O olfato é um dos nossos sentidos mais aguçados. Quantas vezes você estava andando pela casa próximo ao horário de almoço e sentiu aquele cheirinho vindo da cozinha que faz qualquer um sentir fome na mesma hora? Sentir o cheirinho de comida no fogo é uma das sensações mais gostosas que existem, principalmente quando ele vem da cozinha da nossa própria casa.
É, nós sabemos que você faz as compras do mês e arca com os custos delas. Mas quem cuida das panelas é o principal responsável por alimentar sua família. Quando você vê seus filhos comendo uma comida saudável que você, provavelmente, não teria tempo de preparar… Por acaso, não sente vontade de agradecer muito?
E por falar em comida favorita, ninguém melhor do que a sua cozinheira pra saber exatamente o que você gosta. Como não agradecer alguém que sabe bem como preparar uma refeição que confiamos para comer de olhos fechados? Ela conhece as alergias das crianças, sabe que aquele temperinho é melhor evitar e até mesmo sabe que na segunda-feira é dia de salada porque você certamente vai tentar de novo aquela dieta…
Um bolo! Não é uma delícia quando, depois daquele dia MUITO cansativo, chegamos em casa e aquela pessoa maravilhosa deixou um bolo macio e quentinho no forno esperando a nossa chegada?
Ela sabe que seus filhos precisam comer feijão no mínimo duas vezes na semana. Sabe que o menor deles tem intolerância à lactose, então ela deve tomar cuidado com o strogonofe. Você pode não saber, mas alimentar uma família requer planejamento. E isso pode ser cansativo. Sua cozinheira já vem com tudo pronto e de caso pensado. É só sentar à mesa e comer. Você, alguma vez, já agradeceu a ela por isso?
Seu filho e os amiguinhos se reuniram para um dia na sua casa. E na hora do almoço, ela faz batatinha frita porque um deles pediu. O nosso bem maior nesse mundo sem dúvidas é a nossa família. Quando alguém cuida de quem a gente ama com amor, acaba ganhando um lugarzinho especial em nossos corações.
Que maravilha quando alguém cuida dos armários da nossa casa com dedicação, não é mesmo? Quando não falta farinha ou fermento naquela tarde de sábado em que precisamos fazer um bolo. Você simplesmente não entende como ela consegue fazer tudo e ainda manter as coisas em ordem de maneira impecável. Mas não é necessário entender, apenas agradeça.
Aquela receita secreta que ela diz que não divide com ninguém, mas que basta você insistir só um pouquinho e já vai ver empolgação nos olhos de te contar tudo. Na grande maioria das vezes quem cozinha ama o que faz. Por isso, tem prazer em ensinar.
Agora, aqui entre nós, você consegue imaginar a sua vida sem ela? É praticamente impossível, não é mesmo? Poder ter a certeza de chegar em casa e ter uma refeição deliciosa te esperando, feita com tanto amor e carinho, é um privilégio que você certamente não vai querer abrir mão.
Então, nada mais justo do que estabelecer uma relação dentro da lei com uma pessoa tão importante que está dentro da sua casa, cuidando de tudo que você possui de mais precioso na vida.
Assegurar os direitos e deveres do empregado doméstico garante uma relação saudável e harmoniosa e vai evitar problemas trabalhistas.
Já existe um aplicativo de smartphone que faz tudo o que você precisa para manter sua empregada doméstica regularizada e dentro da lei. E o melhor, você nunca mais precisar acessar o eSocial e recebe tudo diretamente em seu e-mail. Quer saber mais? Visite o site Doméstica App ou baixe nosso aplicativo nas lojas nos links abaixo:
Afinal, o que eu preciso fazer para regularizar a minha empregada doméstica?
Ver comentários
Minha esposa trabalha de empregada doméstica e minha patroa quer que eu alimente e troque as fraldas de uma criança de um ano e meio agora quer que leve para a creche pode
Ou trabalhei numa casa por 1 ano tinha várias funções cuidava da casa de uma idosa dos gatos fazia comida passava roupa tudo isso por 150 reais 8 horas de trabalho 4 dias da semana sem carteira assinada
Uma empregada pode ser contratada para fazer limpezas simples e ao mesmo tempo cuidar de uma criança sem ser considerado acúmulo de função?
Oi Carla,
No caso de serem duas funções diferentes executadas, mesmo que em horários diferentes e que haja "tempo livre", a remuneração deve estar de acordo com as funções desempenhadas. Lembre-se que se a funcionária for registrada como Babá, por exemplo, as atividades que ela irá realizar devem estar de acordo com essa atividade.
Espero que tenha ficado claro. Se tiver mais dúvidas basta nos escrever.