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Segurança do trabalho para o empregado doméstico

A PEC das Domésticas, embora já esteja em nossa vida há mais de dois anos, ainda nos deixa temerosos e com dúvidas sobre os procedimentos que estamos adotando, e muitas dessas dúvidas são relativas à segurança do trabalho.

Perguntas do tipo “Será que estou fazendo certo?”, “Será que estou correndo algum risco de sofrer um processo trabalhista?” ficam o tempo todo aparecendo na nossa mente, não é?

Com base nesse medo que, acredite, é muito comum, resolvemos escrever um pouco a respeito de segurança no ambiente de trabalho.

Mas na PEC das Domésticas não fala nada sobre normas de Segurança do Trabalho. Para que me preocupar então? Temos que nos preocupar sim. Na Constituição Federal encontramos: Art. 7º São direitos dos trabalhadores urbanos e rurais, além de outros que visem à melhoria de sua condição social: XXII – redução dos riscos inerentes ao trabalho, por meio de normas de saúde, higiene e segurança;

Muitas vezes não nos damos conta de que, dentro da nossa casa, existem vários tipos de riscos. Porém, eles não ficam tão escondidos assim. Em seguida, vamos citar itens comuns que são, geralmente, ignorados por Empregador e Empregado:

Chave Geral

Desde pequenos sabemos que, em caso de princípio de incêndio, devemos desligar a chave geral da casa, certo? Seu empregado, sabe onde ela fica?

Solução: Certifique-se de que ele conheça o local onde fica a chave geral da casa.

Iluminação

Nosso empregado, certamente, precisará limpar um ambiente que tenha baixa luminosidade. Pode não ser tão frequente essa limpeza mas, pelo menos, uma vez por semestre ele fará isso. Em locais pouco iluminados, ele corre o risco de esbarrar em algo e cair ou, ainda, de algum material cair sobre ele (e isso machuuucaaa!). Ainda, nesses locais, existe risco de algum animal/inseto estar “tirando uma soneca”. O bichinho pode até não ser peçonhento, mas o susto pode levar nosso empregado a ter uma reação inesperada e sofrer algum acidente.

Solução: Mantenha uma lanterna à disposição. Certifique-se que as pilhas estejam sempre carregadas e oriente seu empregado a fazer uso dela sempre que necessário.

Altura

A limpeza de janelas, lustres, armários, entre outros, exige que nosso empregado fique acima do nível do chão. Geralmente, eles usam banquetas ou cadeiras para executar essas atividades. Porém, esses materiais foram feitos para sentar. Subir neles, pode ocasionar uma queda com grandes sequelas.

Solução: Mantenha uma escada à disposição e oriente seu empregado a fazer o uso dela sempre que necessário.

Obs: Caso a atividade a ser executada esteja acima de dois metros, contrate uma empresa com profissionais treinados. (Conforme Norma Regulamentadora 35: Considera-se trabalho em altura toda atividade executada acima de dois metros do nível inferior, onde haja risco de queda).

Barulho

Nosso empregado, certamente, utiliza aparelhos com emissão de sons altos (aspirador de pó, máquina lava-jato, etc). Fazendo o uso com muita frequência, corremos o risco dele adquirir algum tipo de dano a sua audição (zumbido, surdez temporária, etc) e estresse.

Solução: Manter Protetor Auricular na casa (são facilmente encontrados em lojas de ferragens) e instruir o empregado a usar sempre que necessário.

Eletricidade

Não devemos permitir que nosso empregado faça qualquer atividade com risco de choque (trocar tomada, trocar lâmpada, abrir aparelhos elétricos para verificar defeito, etc).

Solução: Relembrar o empregado, com frequência, da proibição de executar essas atividades.

Sol

Em dias com sol, mesmo não sendo verão, lavar uma calçada pode causar lesão na pele.

Solução: Manter Protetor Solar à disposição. Existe produto específico para esse fim, facilmente encontrado em casas de ferragens, que não são tão caros quanto os protetores que usamos no verão.

Conclusões sobre Segurança do trabalho

Enfim, falar e pensar em segurança do trabalho não deve se tornar desconfortável para nós. Temos que nos sentir seguros, olhar para o ambiente em que nosso empregado executa as atividades e concluir: “Eu prezo pela segurança do meu empregado”.

E para se manter sempre dentro da lei, controlar ponto e gerar folha, podemos contar com o Doméstica App. Baixe agora.

 

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Ver comentários

  • Imiteiamake diz:
    10 de maio de 2018 em 16:17

    Ola! Obrigado...Grande artigo.

    • Blog Doméstica App diz:
      25 de maio de 2018 em 18:03

      Obrigada !!!

  • casablanca marrocos diz:
    19 de abril de 2018 em 15:08

    Obrigado...Eu amo seu post obrigado.

  • cadeiras para cozinha diz:
    15 de janeiro de 2018 em 12:41

    Ola! Eu aprecio o esforço colocado neste site e vai visitar aqui mais vezes.

    • Blog Doméstica App diz:
      26 de fevereiro de 2018 em 21:51

      Que bom !! Se precisar de ajuda, pode nos chamar...

  • Sheila diz:
    4 de outubro de 2017 em 20:51

    Nossa! Muitos detalhes para cumprirmos no dia-a-dia. Vale a pena a leitura e principalmente a prática.

  • Francieli diz:
    26 de setembro de 2017 em 19:08

    Informações importantes para os contratantes de domésticas, muito úteis as informações.

  • Bruna diz:
    26 de setembro de 2017 em 19:04

    Muito bacana as dicas, muitas pessoas acabam não se atentando e sendo prejudicadas no futuro!

  • Viviane Pamplona diz:
    26 de setembro de 2017 em 18:52

    Excelente matéria! Parabéns! O Doméstica App é um excelente aplicativo, recomendo!

  • PAULO VINICIUS FONSECA diz:
    26 de setembro de 2017 em 11:45

    Excelente artigo que nos lembra de detalhes que muitas vezes pensamos que é obvio, mas esquecemos de fazer.

  • Scheila diz:
    26 de setembro de 2017 em 10:38

    Muito bom e esclarecedor o artigo!

  • Luciani Lourenço diz:
    26 de setembro de 2017 em 09:39

    Ótimas informações que as vezes passa despercebido por nós!
    Parabéns pelo aplicativo

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Publicado por
Blog Doméstica App
8 anos atrás

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