A PEC das Domésticas, embora já esteja em nossa vida há mais de dois anos, ainda nos deixa temerosos e com dúvidas sobre os procedimentos que estamos adotando, e muitas dessas dúvidas são relativas à segurança do trabalho.

Perguntas do tipo “Será que estou fazendo certo?”, “Será que estou correndo algum risco de sofrer um processo trabalhista?” ficam o tempo todo aparecendo na nossa mente, não é?

Com base nesse medo que, acredite, é muito comum, resolvemos escrever um pouco a respeito de segurança no ambiente de trabalho.

Mas na PEC das Domésticas não fala nada sobre normas de Segurança do Trabalho. Para que me preocupar então? Temos que nos preocupar sim. Na Constituição Federal encontramos: Art. 7º São direitos dos trabalhadores urbanos e rurais, além de outros que visem à melhoria de sua condição social: XXII – redução dos riscos inerentes ao trabalho, por meio de normas de saúde, higiene e segurança;

Muitas vezes não nos damos conta de que, dentro da nossa casa, existem vários tipos de riscos. Porém, eles não ficam tão escondidos assim. Em seguida, vamos citar itens comuns que são, geralmente, ignorados por Empregador e Empregado:

Chave Geral

Desde pequenos sabemos que, em caso de princípio de incêndio, devemos desligar a chave geral da casa, certo? Seu empregado, sabe onde ela fica?

Solução: Certifique-se de que ele conheça o local onde fica a chave geral da casa.

Iluminação

Nosso empregado, certamente, precisará limpar um ambiente que tenha baixa luminosidade. Pode não ser tão frequente essa limpeza mas, pelo menos, uma vez por semestre ele fará isso. Em locais pouco iluminados, ele corre o risco de esbarrar em algo e cair ou, ainda, de algum material cair sobre ele (e isso machuuucaaa!). Ainda, nesses locais, existe risco de algum animal/inseto estar “tirando uma soneca”. O bichinho pode até não ser peçonhento, mas o susto pode levar nosso empregado a ter uma reação inesperada e sofrer algum acidente.

Solução: Mantenha uma lanterna à disposição. Certifique-se que as pilhas estejam sempre carregadas e oriente seu empregado a fazer uso dela sempre que necessário.

Altura

A limpeza de janelas, lustres, armários, entre outros, exige que nosso empregado fique acima do nível do chão. Geralmente, eles usam banquetas ou cadeiras para executar essas atividades. Porém, esses materiais foram feitos para sentar. Subir neles, pode ocasionar uma queda com grandes sequelas.

Solução: Mantenha uma escada à disposição e oriente seu empregado a fazer o uso dela sempre que necessário.

Obs: Caso a atividade a ser executada esteja acima de dois metros, contrate uma empresa com profissionais treinados. (Conforme Norma Regulamentadora 35: Considera-se trabalho em altura toda atividade executada acima de dois metros do nível inferior, onde haja risco de queda).

Barulho

Nosso empregado, certamente, utiliza aparelhos com emissão de sons altos (aspirador de pó, máquina lava-jato, etc). Fazendo o uso com muita frequência, corremos o risco dele adquirir algum tipo de dano a sua audição (zumbido, surdez temporária, etc) e estresse.

Solução: Manter Protetor Auricular na casa (são facilmente encontrados em lojas de ferragens) e instruir o empregado a usar sempre que necessário.

Eletricidade

Não devemos permitir que nosso empregado faça qualquer atividade com risco de choque (trocar tomada, trocar lâmpada, abrir aparelhos elétricos para verificar defeito, etc).

Solução: Relembrar o empregado, com frequência, da proibição de executar essas atividades.

Sol

Em dias com sol, mesmo não sendo verão, lavar uma calçada pode causar lesão na pele.

Solução: Manter Protetor Solar à disposição. Existe produto específico para esse fim, facilmente encontrado em casas de ferragens, que não são tão caros quanto os protetores que usamos no verão.

Conclusões sobre Segurança do trabalho

Enfim, falar e pensar em segurança do trabalho não deve se tornar desconfortável para nós. Temos que nos sentir seguros, olhar para o ambiente em que nosso empregado executa as atividades e concluir: “Eu prezo pela segurança do meu empregado”.

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