A regulamentação do salário da empregada doméstica foi uma grande conquista da categoria nos últimos tempos. Felizmente, junto com ela, uma série de normas para a relação empregador doméstico x empregada doméstica foi criada.
Se você tem dúvidas sobre o assunto, nós preparamos esse conteúdo para você.
Qual é o valor do salário do empregado doméstico?
Se você quer saber quanto é o salário da empregada doméstica hoje, saiba que ele é o mesmo piso nacional – comumente chamado de salário mínimo. O Portal Salário Mínimo traz o valor sempre atualizado para você. CLIQUE AQUI para saber.
Quando muda o valor do salário da empregada doméstica?
Muda quando o salário mínimo muda. Ou seja, anualmente. O decreto que regulamenta o valor do piso nacional também determina – de ano a ano – qual é o valor diário mínimo a ser pago para o trabalhador brasileiro e o valor mínimo da hora trabalhada no Brasil.
Por que acontece esse reajuste anual?
O reajuste do salário mínimo sempre corresponde à variação dos últimos 12 meses do Índice Nacional de Preços ao Consumidor, o INPC, calculado pelo IBGE.
Devo pagar o salário mínimo nacional ou estadual?
A lei complementar nº 103 de 14 de julho de 2000 autoriza os estados a instituir o salário mínimo aos empregados que não tenham piso salarial definido em lei federal, incluindo os empregados domésticos, contanto que o valor não seja menor do que o mínimo nacional.
Têm piso estadual instituído:
- Rio Grande do Sul;
- Santa Catarina;
- Paraná;
- Rio de Janeiro
- São Paulo.
Em qualquer um desses cinco estados, é possível continuar pagando o salário da empregada doméstica de acordo com o mínimo estadual – em função de que o valor nacional continua sendo menor.
Como reajustar o valor do salário da empregada doméstica na Carteira de Trabalho e no eSocial?
Essa é uma tarefa do empregador. Siga as instruções abaixo:
Na Carteira de Trabalho (CTPS):
- Vá até a página “alterações de salário”;
- Preencha com data, valor atualizado e motivo do reajuste (que pode ser “reajuste de salário mínimo”).
- Assine.
No Portal do eSocial:
- Clique em Gestão de Trabalhadores;
- Clique sobre o nome do trabalhador,
- Acesse a opção Dados Contratuais;
- Realize a modificação no campo Remuneração Mensal.
Já sou cliente do Doméstica App. Como faço o reajuste de salário no aplicativo?
Se você já é usuário do Doméstica App, reajustar o salário da empregada doméstica é muito simples: basta clicar em editar contrato e colocar o novo salário.
Precisa de mais ajuda?
Se depois de descobrir o salário da empregada doméstica que você deve pagar, você ainda precisa de ajuda para facilitar o registro do reajuste e gerar o documento de arrecadação do eSocial (DAE), somos a solução que você busca.
E se falarmos que é possível fazer tudo isso no celular?
Sim, existe um aplicativo de smartphone que faz tudo o que você precisa para nunca mais precisar acessar o e-Social: o Doméstica App.
Basta que você cadastre sua nova empregada e aproveite todas as facilidades que ele proporciona. Com ele, é possível:
- Controlar o ponto;
- Gerar vale-transporte;
- Emitir folha de pagamento;
- Emitir o DAE;
E muitas outras funcionalidades. Além disso, se surgir alguma dúvida sobre o uso do app, você conta com uma equipe de suporte que atende no próprio aplicativo ou pelo e-mail suporte@domesticaapp.com.br
Quer conhecer o Doméstica App? Acesse aqui e clique na aba Aplicativo Grátis para testar o serviço durante sete dias.
Doméstica App é uma startup brasileira que auxilia o empregador com as atribuições fiscais de contratar uma empregada doméstica. Ele facilita processos de controle de ponto e gera folha de pagamento de acordo com a lei das domésticas por um valor muito abaixo do mercado contábil. É o fim da preocupação com multa e processo trabalhista. Saiba mais clicando aqui.
Trackbacks/Pingbacks