De repente, num dia lindo de verão (para a história ficar mais emocionante rsrs), o empregado chega perto do nosso filho e diz “Como você está grande! Quando cheguei aqui você era um bebê”… Então passa um filme lindo e com lembranças deliciosas na nossa cabeça e em poucos minutos caímos na realidade. Nunca registrei meu empregado! Ele trabalha comigo há tanto anos e nunca paguei nada de impostos. E agora? Como faço a regularização da doméstica?
Quer um jeito simples e rápido para a regularização? Conheça nossa assessoria!
Em uma semana, ele trabalha 3 dias ou mais na sua casa?
É importante saber que, não assinar a carteira profissional, pode gerar uma série de problemas para empregador e empregado. Exemplos comuns:
Entenda todos os detalhes de por que você deve regularizar a empregada doméstica.
Em seguida temos, uma série de perguntas e respostas que vão lhe ajudar a ajustar os períodos em que não foram recolhidos os encargos do seu empregado e, finalmente, regularizar a situação.
Para fazer a regularização da doméstica, nesse caso você deve:
Após seguir os passos acima – de baixar o Doméstica App e fechar as folhas após setembro/2015 – ainda será necessário recolher o INSS pois, naquela época (antes da PEC), era somente essa a obrigatoriedade. Para isso:
Até setembro/2015, o recolhimento do FGTS era opcional, ou seja, você não tem a obrigatoriedade de recolher. Porém, se optar por fazer o recolhimento, deverá:
Até setembro/2015 o valor é 20, 21 ou 23% sobre a remuneração do funcionário por cada mês trabalhado.
Serão 12% de INSS parte empregador mais 8, 9 ou 11% da parte do empregado (esse percentual varia conforme o valor da remuneração mensal do empregado aplicada na Tabela INSS da época.
De outubro/2015 para frente o percentual de contribuição por parte do empregador passou a ser sempre 20% sobre a remuneração do empregado.Além desse percentual, ainda terá a parte do funcionário que deverá ser recolhida pelo empregador. Esse percentual varia conforme o valor da remuneração mensal do empregado Tabela INSS.
O valor da multa e juros é gerado nas guias dos sites descritos nos passo a passos acima.
Deverá ser gerada uma guia para cada mês em que o empregado esteve trabalhando.
Exemplo: o empregado trabalha desde fevereiro/2017 em sua casa. Então os processos acima devem ser feitos para todos os meses trabalhados, ou seja, fevereiro, março, abril, maio, junho, julho/2017 e assim por diante, até o mês anterior a regularização.
Com a intenção de poupar seu trabalho o Doméstica APP pode fazer esse cálculo aproximado. Assim você poderá se programar para efetuar esses pagamentos. Para isso envie um e-mail ao suporte@domesticaapp.com.br com os dados abaixo que, em até 4 dias úteis, receberá em seu e-mail a planilha com discriminação dos valores para regularização da doméstica:
E qualquer outra dúvida é só entrar em contato nos comentários aqui embaixo ou por e-mail: suporte@amazonaws.com
E se ainda não baixou o Doméstica App, baixe agora para controlar ponto, gerar folha de pagamento e a DAE ficando dentro da lei das domésticas!
Afinal, o que eu preciso fazer para regularizar a minha empregada doméstica?
Ver comentários
Olá, fiz o e-social mas paguei quatro parcelas. Existe alguma forma de parcelar esse débito para que não ocorra mais o juros e multa?
Além disso, se eu não pagar e a empregada doméstica requerer na justiça do trabalho o seus direitos, essa pendência no e-social ainda continua?
Boa tarde, estou precisando de ajuda, estou com problemas, pois trabalho a 1 anos e 11 mês, a patroa não assinou a carteira, tentei baixar o Apple de lelebee não consegui. Coloque o meu irmão_mail da como invalido, tem watzap?.
Sou registrada pago o inss a varios anos mais nao consigo ve o cadastro do meu pis, quem cadastra o pis é o inss ou a caixa? Tenho 2 numeros e nenhum consta na caixa o que deve ser feito?
Tenho uma empregada que trabalha comigo a10 meses sem carteira assinada posso te problemas mas tarde se ela for pra justiça?
Sou doméstica fui mandados em bora do trabalho tenho direito a seguro desemprego sim ou não depois de quatro anos de trabalho
Tenho uma empregada que trabalha comigo desde 1995. Só iniciei o pagamento do INSS após 2018. Posso pagar este período de 1995 a 2018?
Olá boa noite descobri que meu patrão não paga meu inss desde 2013 o que devo fazer? já estou nesse trabalho a 7 anos
No meu caso é uma faxineira que trabalha de segunda a sexta de 8:00 ás 12:00, inicio 10 de 10 2017, como faço para assinar carteira e pagar as obrigações atrazadas. O salario dela é R $500,00.
Não seria 8% de INSS, a partir de 2015?
Oi Marivon, tudo joia?
A composição dos encargos do doméstico a partir de 2015 é :
8% INSS patronal
0,8% Seguro acidende de trabalho
8% FGTS
3,2% FGTS indenizatório.
Esse é o motivo da guia gerar um valor de 20% da remuneração.
Olá bom dia eu queria saber se meu patrão pode assinar minha carteira conforme o salário que eu recebo .?