Vamos falar um pouco sobre o processo de admissão da doméstica?

Caso queira um jeito simples e rápido: Conheça nossa assessoria para o processo de contratação!

Se você encontrou uma pessoa na qual se identificou e o contato gerou empatia, pode ter certeza que 80% do processo de contratação já está completo, pois, certamente, essa é a tarefa mais complexa quando se fala em escolher alguém para ficar dentro da nossa casa.

Para transformar essa relação transparente, correta e, acima de tudo, dentro da lei, é importante que alguns procedimentos sejam executados antes da empregada começar a trabalhar na sua casa.

Elaboramos uma série de perguntas e respostas que serão úteis nesse processo de contratação.

Observação: Vamos falar de alguns documentos que você e a empregada vão precisar assinar. Você pode encontrar esses documentos no aplicativo Doméstica App.

Quais documentos devo solicitar que a empregada me apresente?

  • Carteira de trabalho original;
  • Cópia da certidão de nascimento dos filhos menores de 14 anos;
  • Cópia do cartão do PIS/PASEP;
  • Cópia de um comprovante de residência.

O que é cartão do PIS/PASEP?

Trata-se do número de identificação do trabalhador em órgãos como a Caixa Econômica Federal e o Ministério do Trabalho e Emprego. Sem ele, você não conseguirá cadastrar a empregada no eSocial para deixar a contratação dentro da lei.

Se a empregada não possuir algum desses documentos, o que faço?

Peça que ela providencie encaminhando-a aos órgãos abaixo, conforme documento faltante:

  • PIS – Caixa Econômica Federal;
  • Carteira de Trabalho – Ministério do Trabalho e Emprego;
  • Certidão de nascimento dos filhos – Cartório de registro civil;
  • Comprovante de residência – solicitar que a empregada declare, por escrito, que ela mora no endereço informado.

Obs : Não permita que ela comece a trabalhar se algum desses documentos faltarem.

O que faço com esses documentos em mãos?

  • Baixe o Modelo de contrato de trabalho no nosso aplicativo Doméstica App, imprima em duas vias, preencha-o e assine;
  • Baixe o Contrato de vale-transporte também no nosso aplicativo, imprima em uma via, preencha os campos do item “Empregador” e assine;
  • Se ela tiver filhos menores de 14 anos, baixe o Termo de salário-família também no aplicativo e imprima uma via e assine;
  • Preencha a carteira profissional;
  • Cadastre a empregada e seus dependentes no eSocial;

Ao receber esses documentos devo assinar alguma coisa?

Você não, porém a empregada deve assinar o Recibo de entrega da CTPS que você pode baixar no aplicativo Doméstica App. Esse recibo deve ficar guardado com você.

Tenho prazo para devolver a carteira profissional para a empregada?

Sim. A carteira profissional pode ficar com o empregador por, no máximo, 48 horas.

O que faço com toda a documentação preenchida?

No dia em que ela começar a trabalhar:

  • Colete a assinatura dela no Contrato de trabalho que você baixou anteriormente – Uma via ficará com você e outra com ela;
  • Colete assinatura e solicite que ela preencha o campo “Empregado” e “Opção pelo benefício de vale-transporte” no formulário Contrato de vale-transporte – esse documento fica com você;
  • Caso tenha, colete a assinatura da empregada no Termo de responsabilidade do salário-família – esse documento fica com você;
  • Preencha e colete assinatura da empregada no Recibo de devolução da CTPS que você pode baixar no Doméstica App – esse documento fica com você;
  • Devolva a carteira profissional para a empregada.

Não estarei em casa no dia em que ela começar a trabalhar, e agora?

Nesse caso, você tem duas opções:

  1. Deixar tudo assinado e pedir para que outra pessoa execute o procedimento do item acima, ou
  2. Solicitar que ela compareça na sua casa, no dia anterior, para executar o procedimento.

Obs.:  Nesse caso quem deverá arcar com o custo de deslocamento de ida e volta da casa dela até sua casa será você.

Pronto! Agora é só cadastrar a empregada no Doméstica App e usufruir de todas as facilidades que ele proporciona. Você pode controlar o ponto, gerar vale transporte, emitir folha de pagamento e DAE, entre outras funcionalidades.

Baixe já o aplicativo Doméstica App e conheça todas as vantagens.

Ah! É importante lembrar que, caso você precise de alguma orientação, pode contar com nossa equipe de suporte por dentro do aplicativo ou pelo email suporte@domesticaapp.com.br