Você provavelmente ficou feliz ao tornar-se um empregador doméstico, pois a maioria das pessoas fica feliz em delegar tarefas que estão atrapalhando sua rotina. Mas você, no primeiro momento, não contava com toda a complicação do eSocial, não é mesmo? E por isso, chegou a conclusão: não quero usar o eSocial!

Sou empregador doméstico e não quero usar o eSocial

Você não está sozinho! No Brasil, há muita burocracia para tudo. Isso acontece com frequência, em todas as esferas e desanima qualquer um. E agora, verdade seja dita, você como empregador doméstico não quer mais usar o eSocial.

Quais são os principais problemas relatados pelos usuários do eSocial?

  1. A navegação é difícil. A interface do site é pouco intuitiva e você quase precisa ser um mestre hacker para utilizá-lo.
  2. Os prazos são confusos. É muito difícil conseguir fazer uma correta gestão dos prazos e todos temem pagar multas em função disso.
  3. Instabilidade da plataforma é constante. Isto é, volta e meia o portal do e-Social está fora do ar ou trava.
  4. Inconsistência de dados dificultam resolução de problemas. O menor desencontro de informações do tipo nome do solteiro x nome de casado já trava o sistema e impede preenchimento de cadastro ou localização do trabalhador.
  5. Não há esforços em educar para o uso do eSocial. A falta de instrução para utilizar um sistema complexo e pouco intuitivo desanima empregadores domésticos e também de outras áreas.

Sou empregador doméstico e não quero usar o eSocial

Não, essas coisas não acontecem só com você…

Há outras alternativas além do eSocial, sim!

Se você empregador doméstico está cansado de toda essa burocracia complicada e busca uma opção mais simples do que o eSocial, há outras opções.

    • Contratar um contador: é uma boa opção. Você terá todo o serviço pronto sem incômodos. No entanto, talvez tenha que desembolsar um valor alto para ter esse serviço.
    • Optar pela informalidade: é uma péssima opção. Será difícil para o seu funcionário ter uma renda que lhe garanta estabilidade e ele vai trocar de emprego rapidinho. E, além disso, você será um alvo fácil de processos trabalhistas.
    • Contratar o Doméstica App: trata-se de um serviço por aplicativo de celular que organiza todas as demandas que você, empregador doméstico, precisa resolver por meio do eSocial. Fácil, prático e simples.

Sim, existe um aplicativo de smartphone que faz tudo o que você precisa para nunca mais precisar acessar o eSocial. Quer conhecer mais o Doméstica App? Acesse aqui e clique na aba Aplicativo Grátis para testar o serviço durante sete dias.


Doméstica App é uma startup brasileira que auxilia o empregador com as atribuições fiscais de contratar uma empregada doméstica. Ele facilita processos de controle de ponto e gera folha de pagamento de acordo com a lei das domésticas por um valor muito abaixo do mercado contábil. É o fim da preocupação com multa e processo trabalhista. Saiba mais clicando aqui.

Baixe o Doméstica App agora mesmo:

Baixe no Google Play

Baixe na App Store