O ato de formalizar a empregada doméstica pode, muitas vezes, parecer cansativo e gerar dor de cabeça. Mas nós podemos garantir para você que o efeito é justamente o contrário.Pensar em “deixar para depois” pode acarretar riscos que você certamente não vai querer correr. É preciso responsabilidade para evitar problemas maiores no futuro.

Formalizar a empregada doméstica

Para formalizar a empregada doméstica o primeiro passo é realizar o devido registro na Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS).Mesmo que a sua empregada doméstica trabalhe a mais tempo com você de maneira informal, esse registro precisa ser feito com a data condizente ao início do trabalho.Neste caso, você assina com data retroativa.Se você não realizar o devido registro na CTPS da empregada doméstica, estará descumprindo a lei. Sendo assim, o empregador fica vulnerável e corre o risco de pagar multas e sofrer com ações trabalhistas.

Direitos trabalhistas da empregada doméstica

Um dos passos para formalizar a empregada doméstica é assegurar que todos os direitos trabalhistas estão sendo devidamente pagos. Por exemplo:
  • salário mínimo;
  • décimo terceiro salário;
  • FGTS;
  • férias;
  • adicional noturno.
O riscos que envolvem o não pagamento destes direitos são inúmeros. Quanto mais tempo você mantém a sua empregada doméstica na informalidade, maior serão os encargos financeiros a serem pagos no futuro em uma possível ação trabalhista.Além de multas e juros, você terá que arcar com os custos de um advogado para desenrolar a “bola de neve” que se criou em torno da informalidade.

DAE (eSocial)

O Documento de Arrecadação do Simples Doméstico (DAE) serve para o pagamento dos tributos e do Fundo de Garantia – FGTS encontrado no eSocial, portal para empregador doméstico.O pagamento do DAE deverá ser realizado mensalmente, garantindo que o empregador esteja dentro da lei.

É mais fácil do que parece

Formalizar a empregada doméstica pode parecer complicado, mas nós temos uma boa notícia, sim, já existe um aplicativo de smartphone que faz tudo o que você precisa para não precisar se preocupar com burocracias.O Doméstica App possui inúmeras funcionalidades como por exemplo:
  • Controlar a folha ponto;
  • Gerar vale-transporte;
  • Emitir o DAE (vinculado com o eSocial).
O Doméstica App assegura que as informações comunicadas com o eSocial estão dentro da lei. É a maneira mais fácil e segura de evitar pagar salário errado, horas extras erradas, agendar férias erradas, deixar de pagar o décimo terceiro salário, abono, etc.Com o Doméstica App também é possível administrar funções como admissão e demissão, férias, 13º salário, adiantamento, rescisão, emitir folha de pagamento.Quer conhecer mais o Doméstica App? Acesse aqui e clique na aba Aplicativo Grátis para testar o serviço durante sete dias.
Doméstica App é uma startup brasileira que auxilia o empregador com as atribuições fiscais de contratar uma empregada doméstica. Ele facilita processos de controle de ponto e gera folha de pagamento de acordo com a lei das domésticas por um valor muito abaixo do mercado contábil. É o fim da preocupação com multa e processo trabalhista. Saiba mais clicando aqui.

Baixe o Doméstica App agora mesmo:

 
Baixe no Google Play
Baixe na App Store