A resposta é depende. Há casos em que o empregador pode ser processado por acúmulo de função da empregada doméstica.

O que é acúmulo de função?

A definição do acúmulo de função da empregada doméstica nasce a partir do descrito no contrato de trabalho. Nesse documento deve haver descrição clara das tarefas a serem desempenhadas.

Exemplo: cuidar das crianças e da casa. Ou então:

  • cuidar das tarefas domésticas,
  • manutenção das roupas,
  • limpeza e organização dos ambientes.

Cuidar do transporte e segurança no trânsito, no caso de motoristas.

Ou, se estivermos falando de um jardineiro, cuidar da manutenção dos ambientes externos da casa. Enfim…

Cada função do empregado doméstico deverá ter uma explicação específica. É essa descrição no contrato que define qual é a função do empregado contratado.

Como ele pode gerar uma ação trabalhista?

O problema todo começa quando o funcionário doméstico tem mais responsabilidades do que as que foram previstas em contrato e não recebe nada além por isso.

Exemplo: ele foi contratado para cuidar da limpeza e organização da casa. Só que, além disso, o funcionário:

  • limpa o jardim,
  • poda as plantas,
  • leva e busca as crianças para a escola
  • cuida das crianças (banho, refeições, etc)

Tudo isso sem receber nenhum reajuste de salário e sem ter cláusula alterada em contrato. Está configurado o abuso da relação empregatícia e, portanto, acúmulo de funções.

O que fazer nesses casos?

Se você já conta com um empregado doméstico e precisa que ele faça mais coisas do que o previsto, siga esse passo a passo:

  1. fale quais tarefas a mais precisa,
  2. fale o quanto você vai pagar a mais,
  3. Espere que a proposta seja aceita,
  4. Se for aceita, faça a alteração do contrato,

Na alteração de contrato, altere as tarefas adicionais e também reajuste o salário, de acordo com o que foi combinado entre você e o funcionário.

Não seja desleal com o funcionário que ajuda a cuidar da sua casa e da sua família. Por isso, toda a sensatez é bem-vinda na hora de delimitar as atividades a serem desempenhadas pelo funcionário doméstico.

Quer saber quem pode te ajudar a administrar o funcionário doméstico?

É o Doméstica App. Sim, já existe um aplicativo de smartphone que faz tudo o que você precisa para nunca mais precisar acessar o eSocial. Quer conhecer mais o Doméstica App? Acesse aqui e clique na aba Aplicativo Grátis para testar o serviço durante sete dias.

Baixe o Doméstica App agora mesmo:

Baixe no Google Play
Baixe na App Store

Doméstica App é uma startup brasileira que auxilia o empregador com as atribuições fiscais de contratar uma empregada doméstica. Ele facilita processos de controle de ponto e gera folha de pagamento de acordo com a lei das domésticas por um valor muito abaixo do mercado contábil. É o fim da preocupação com multa e processo trabalhista. Saiba mais clicando aqui.