Você precisa de ajuda para manter a casa em ordem e bateu aquela dúvida: empregada doméstica ou diarista? Você não sabe qual delas deveria contratar!

Bem, nós resolvemos escrever esse texto para que você descubra que contratar uma diarista tem algumas especificações.

Contratando uma diarista

1. “Quero uma diarista para vir apenas 3 vezes por semana…”

Não é possível. Para ter uma diarista, é necessário que você tenha uma baixa demanda de trabalho. Ou seja, ela poderá ser contratada para fazer faxina na sua casa (ou cuidar de seus filhos) duas vezes na semana.

Se você precisar que ela vá três vezes, configura-se vínculo empregatício e, portanto, você terá de contratá-la nos moldes da lei.

2. “Minha diarista me abandonou porque eu não quis assinar a carteira”

Contar com um trabalho nos moldes da CLT permite que o funcionário tenha uma estabilidade maior. Faz com que ele goze de férias e 13º salário, auxílio doença e todos os demais direitos trabalhistas previstos em lei. O funcionário doméstico, como qualquer trabalhador, busca estabilidade e segurança

Se você tiver uma diarista, a qualquer momento pode perdê-la para alguma outra pessoa que lhe faça uma proposta mais atraente – em termos econômicos e de estabilidade.

Do mesmo modo, o inverso também é válido. Manter a empregada registrada garante indenização em casos de que a empregada “abandone” o empregador.

3. “Estou sendo processado pela minha diarista por acúmulo de função…”

É uma relação de trabalho informal e, como tal, está passível de punições e sanções da lei. Quando a relação de trabalho não é formalizada em um contrato, há muitos riscos de haver desavenças e desacordos entre as partes. Você está totalmente desprotegido.

Quero contratar uma empregada e não sei por onde começar!

Bem, se você prestou atenção nos tópicos acima e percebeu que uma diarista não vai atender às suas demandas, então deve começar a buscar uma empregada.

Depois, prepare o contrato de trabalho e registre-a.

Agora, se você quer uma maneira prática e rápida de mexer com toda essa burocracia de contratar alguém, nós temos a solução!

Quer saber quem pode te ajudar a contratar e administrar o funcionário doméstico?

É o Doméstica App. Sim, já existe um aplicativo de smartphone que faz tudo o que você precisa para nunca mais precisar acessar o eSocial. Quer conhecer mais o Doméstica App? Acesse aqui e clique na aba Aplicativo Grátis para testar o serviço durante sete dias.


Doméstica App é uma startup brasileira que auxilia o empregador com as atribuições fiscais de contratar uma empregada doméstica. Ele facilita processos de controle de ponto e gera folha de pagamento de acordo com a lei das domésticas por um valor muito abaixo do mercado contábil. É o fim da preocupação com multa e processo trabalhista. Saiba mais clicando aqui.

Baixe o Doméstica App agora mesmo:

 

Baixe no Google Play
Baixe na App Store