O aviso prévio da doméstica pode ser tanto indenizado quanto trabalhado, mas você sabe quais as diferenças entre as duas opções?
Após encerrar o vínculo empregatício, a empregada doméstica tem direito a receber mais um mês de salário. Entretanto, durante esse mês, as atividades profissionais podem ser mantidas ou suspensas de imediato.
Dessa forma, é importante lembrar que o aviso prévio da doméstica é direito de todo trabalhador, ele serve para que a empregada tenha tempo para se organizar quanto ao encerramento de suas atividades e encontrar um novo trabalho.
Certo, vamos as diferenças das duas opções de aviso prévio da doméstica. Lembrando que quem decide o tipo de aviso que a empregada terá, é o empregador.
Aviso prévio indenizado:
A empregada deve deixar suas atividades no mesmo dia em que receber o aviso de demissão.
Após, o empregador terá o prazo de 10 dias para realizar o pagamento de todas as verbas rescisórias. Isso inclui também um salário integral, como remuneração do aviso prévio.
Aviso prévio trabalhado:
Nesse caso, a empregada permanece exercendo suas atividades pelo período de 30 dias.
Além disso, durante esses 30 dias, a empregada tem o direito de sair duas horas mais cedo todos os dias ou faltar os últimos 7 dias do período de aviso. Esse direito não tem nenhum impacto no salário, que deverá ser pago de forma integral.
Sim, já existe um aplicativo de smartphone que faz tudo o que você precisa para nunca mais precisar se preocupar com burocracias.
O Doméstica App possui inúmeras funcionalidades como por exemplo:
Além de administrar funções como admissão e demissão, férias, 13º salário, adiantamento, rescisão, emitir folha de pagamento.
Quer conhecer mais o Doméstica App? Acesse aqui e clique na aba Aplicativo Grátis para testar o serviço durante sete dias.
Doméstica App é uma startup brasileira que auxilia o empregador com as atribuições fiscais de contratar uma empregada doméstica. Ele facilita processos de controle de ponto e gera folha de pagamento de acordo com a lei das domésticas por um valor muito abaixo do mercado contábil. É o fim da preocupação com multa e processo trabalhista. Saiba mais clicando aqui.
Afinal, o que eu preciso fazer para regularizar a minha empregada doméstica?