O período de férias das crianças chegou e sua babá deseja sair de fériasO que fazer? É permitido que as férias da babá seja durante o período de férias das crianças?

As crianças vão ficar em casa por mais tempo do que o normal, mas você continuará tendo suas atividades regulares. Então, esse é o momento que você mais precisa da sua babá. 

Entenda melhor lendo o texto abaixo. 

Férias da babá: como funciona?

Quem trabalha na residência mais de duas vezes por semana, com horário combinado para entrar e sair é considerado empregado doméstico. Esse normalmente é o caso das babás.

A Lei complementar 150, de 1º de junho de 2015, assegura o direito do empregado doméstico às férias. 

No artigo 17, todo o emprego doméstico tem direito ao descanso remunerado de 30 dias, com acréscimo de 1/3 (um terço) do salário normal a cada 12 meses trabalhados.

A babá pode escolher o período que deseja sair de férias?

Não, quem decide o período de férias da babá é o empregador

Perante a lei, o empregador tem total autonomia para decidir quando será as férias da babá. Isso pode (e deve) ser conversado amigavelmente. 

É recomendável acordar uma data que fique boa para as duas partes. 

Ou seja, se não for conveniente para o empregador que a babá saia de férias durante o período das férias escolares das crianças, ele pode optar por não conceder as férias da babá durante este período.

Mas fique atento: o período de concessão das férias da babá deve ocorrer no prazo de até 12 meses após o período aquisitivo.

Doméstica App

Sabia que já existe um aplicativo de smartphone que toma conta da burocracia de registrar e administrar um empregado doméstico? 

Nosso app para gerenciar empregada doméstica permite que, com apenas alguns toques na tela do celular, você emita o aviso e recibo de férias. Além disso, a integração com eSocial é automática.

O Doméstica App possui inúmeras funcionalidades como por exemplo:

  • Controlar a folha ponto;
  • Gerar vale-transporte;
  • Emitir o DAE (vinculado com o eSocial).

É a maneira mais fácil e segura de evitar pagar salário errado, horas extras erradas, agendar férias erradas, deixar de pagar o décimo terceiro salário, abono, etc.

Com o Doméstica App também é possível administrar funções como admissão e demissão, férias, 13º salário, adiantamento, rescisão, emitir folha de pagamento.

Quer conhecer mais o Doméstica App? Acesse e clique na aba Aplicativo Grátis para testar o serviço durante sete dias.


Doméstica App é uma startup brasileira que auxilia o empregador com as atribuições fiscais de contratar uma empregada doméstica. Ele facilita processos de controle de ponto e gera folha de pagamento de acordo com a lei das domésticas por um valor muito abaixo do mercado contábil. É o fim da preocupação com multa e processo trabalhista. Saiba mais clicando aqui.