O Art. 9º da Lei Complementar nº 150 de 1º de junho de 2015 diz que a Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) deve ser obrigatoriamente apresentada pelo empregado e em 48 horas assinada e devolvida pelo empregador.

Neste artigo você terá um passo a passo de como preencher a carteira de trabalho do empregado doméstico e como formular o comprovante de recebimento e devolução da CTPS. 

Caso queira um jeito simples e rápido para fazer todo o processo de admissão: Conheça nossa assessoria!

Quer saber mais? Consulte nosso Guia Completo de Direitos da Empregada Doméstica no Brasil.

O comprovante de recebimento

Ao receber a CTPS do empregado doméstico é aconselhável que o empregador elabore um comprovante de recebimento. Nele deve constar o nome do empregado doméstico, o número da CTPS, a função, um texto afirmando o recebimento, a data e a assinatura de ambas as partes.

Elaboramos um modelo para você, veja aqui. 

 

Passo a passo para preencher a CTPS

 

Página CONTRATO DE TRABALHO

1 – Preencher com o nome completo do empregador;

2 – Completar com o CPF do empregador;

3 – Informar o Endereço do empregador;

4 – Informar local de trabalho, exemplo, residência, chácara, sítio, ou outro.

5 – Descriminar a função e identifique como trabalho doméstico, por exemplo: empregado doméstico nos serviços gerais ou caseiro no serviço doméstico;

6 – Informar código da Classificação Brasileira de Ocupações, CBO; 

O Ministério do Trabalho entende que todas as funções e cargos listados abaixo atendem a legislação trabalhista do empregado doméstico, desde que sigam o Art 1º da Lei Complementar 150/2015, ou seja, aquele que presta serviços de forma contínua, subordinada, onerosa e pessoal e de finalidade não lucrativa à pessoa ou à família, no âmbito residencial destas, por mais de 2 (dois) dias por semana.

Seguem as ocupações mais recorrentes e seus respectivos códigos: Empregado doméstico nos serviços gerais – 5121-05; Empregado doméstico arrumador – 5121-10; Empregado doméstico faxineiro – 5121-15; Motorista particular – 7823-05; Babá – 5162-05; Governanta – 5131-05; Cuidador de idosos – 5162-10. Outras ocupações e códigos você encontra no site da CBO.

7 – Informar a data do início das atividades;

8 – Informar a remuneração, inclusive por extenso, e especificar se será mensal, semanal, diária ou horária;

9 – Assinatura do empregador.

 

Página ANOTAÇÕES GERAIS

 

A página “Anotações gerais” é utilizada para registrar anotações como período de experiência, contrato com prazo determinado, jornada de trabalho, escala reduzida (se for o caso), e futuramente se ocorrer, atestado e afastamento.

Exemplos para contrato de experiência:

A portadora desta foi contratada em caráter de experiência de ____ dias, podendo ser prorrogado por mais ____ dias.

Estado, _______ de ___de_____.
(assinatura do empregador)

 

Exemplo para jornada de trabalho:

A portadora desta foi contratada em regime parcial, conforme lei complementar 150/ 2015, fazendo jornada semanal de ____ horas por semana.

Estado, _______ de ___de_____.
(assinatura do empregador)

 

 

O comprovante de devolução da CTPS

Após preencher a carteira de trabalho do empregado doméstico ela deve ser devolvida. O empregador deve realizar a anotação em no máximo 48 horas.

Assim como foi elaborado o comprovante de recebimento, agora é preciso elaborar o comprovante de devolução da CTPS. Nele deve constar os dados do empregado, como nome, nacionalidade, documento e número da CTPS, o texto esclarecendo a devolução da CTPS, a data e a assinatura do empregado e do empregador.

Elaboramos um modelo para você, veja aqui. 

 

E o que mais devo me preocupar?

Baixe o Doméstica App para controlar o ponto, gerar a folha de pagamento e até integrar com o eSocial para ficar dentro da lei!

Dentro do aplicativo, no menu “Suporte” você pode tirar outras dúvidas que você tenha!

Disponível no Google Play